domingo, 26 de julho de 2009

Sim, você tem que pedir!

A alguns anos atrás, um jovem me fez a seguinte pergunta na Escola Bíblica Dominical: “Irmão Anderson, a bíblia diz em Salmos 139:4 que ‘Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces’. Bom, se Deus conhece tudo o que se passa em meu coração antes que eu fale, por que mesmo assim eu tenho que pedir-Lhe em oração? Isso não é redundância?”.

Bom amados, a resposta que o Espírito Santo me deu naquela hora foi no mínimo interessante, quase uma parábola, conforme contarei nos próximos parágrafos.

Alguns de nós já tivemos o privilégio de morar em uma casa construída sob medida, planejada por nossos pais.

Bom, estando a casa já em fase final de acabamento com piso, azulejos, portas e janelas pintadas e tudo mais, é necessário pedirmos à companhia de água e luz que faça as ligações da rede de água e luz, se já não tivermos feito esse pedido. Caso contrário, a casa permanecerá ali sem água e sem luz independentemente do fato dela estar pronta, toda adornada, bem pintada e até cheia de móveis.

Se você não ligar para a Sabesp ou para a Eletropaulo eles virão automaticamente fazer as ligações elétricas nesta casa recém acabada? É óbvio que não! E estas companhias estão erradas por agirem assim? É claro que não! E o que precisamos fazer para obtermos água e luz? Temos que pedir! Temos que ir atrás dessas companhias de água e luz.

E é aí mesmo onde eu quero chegar…

A Bíblia nos compara a uma casa espiritual (“Vós também… sois edificados como casa espiritual…1 Pedro 2:5) e fazendo um paralelo com uma casa normal, assim como nós temos que pedir água e luz para estas, no sentido espiritual é a mesma coisa!

Se quisermos recebermos as bênçãos, as vitórias, as curas e os livramentos de Deus sobre as nossas vidas, temos que pedir à Deus e em nome de Jesus Cristo para que recebamos, caso contrário, nossa casa espiritual apresentar-se-á erguida e aparentemente vistosa mas, sem água (vida) e sem energia (poder).

E de fato o nosso Senhor quer te dar sim muitas boas coisas, bons presentes, uma “…boa medida, recalcada, sacudida e transbordante” (Lucas 6:38) mas, você tem que pedir! Você tem que buscar isso em Deus!

Mas, Deus não sabe que você precisa? É claro que sabe sim! Assim como a Eletropaulo e a Sabesp sabem que sua casa recém construída precisa luz e água mas, não te fornecem enquanto você não lhes pedir!

Com Deus é a mesma coisa! Ele sabe sim o que se passa no seu coração, suas necessidades e as palavras que você irá dizer antes mesmo que elas se formem em sua língua mas, seja sincero consigo mesmo: você já disse o quanto precisa do socorro dEle agora? Já lançou-se com ousadia na presença do Senhor suplicando-lhe ajuda? Ou estás na formalidade aguardando que Deus vá ao teu encontro sem você mesmo mover um só passo ao encontro dEle?

Ei jovem, você tem que pedir! Você tem que buscá-lo!!!

Porque aqueles que pedem e buscam à Deus serão plenamente atendidos, como Jesus mesmo nos garante através da sua Palavra: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” (Mateus 7:7).

Graça e Paz lhes sejam multiplicadas!


Por: Anderson Rodrigues Martins Fonte: Aos Jovens

2 comentários:

O Exemplo da casa nova e das companhias De Luz e água é bastante imperfeito. Vejamos: mesmo que as companhias de água e luz tomem conhecimento da existência de uma casa nova, cuja ainda não possua as respectivas instalações, não irá a companhia automaticamente faze-lo pelos seguintes motivos:

a) Uma casa nova não precisa necessariamente que a companhia de água faça instalação, pois o proprietário pode dispor de água retirada de um poço no seu quintal. Por outro lado, se Deus não ajudar é muito, mas eu digo, muitíssimo pouco provável que a pessoa tenha outra alternativa melhor.

b) Uma casa nova não precisa necessariamente que a companhia de luz faça instalação, pois o proprietário poderá possuir fonte alternativa de energia como um gerador ou painéis solares. Por outro lado, se Deus não ajudar é muito, mas eu digo, muitíssimo pouco provável que a pessoa tenha outra alternativa melhor.

c) Ainda, se as companhias de água e luz efetuassem a instalação, sem a solicitação do proprietário da casa, estariam sujeitas a penalidades civis e multa ante os tribunais, pois tal instalação poderia causar incômodos e custos desnecessários, caso o proprietário dispusesse de fontes alternativas, ou simplesmente não tivesse intenção de fazer as instalações de imediato. Por outro lado, se Deus ajudasse uma pessoa, mesmo que a pessoa não pedisse, dificilmente alguém reclamaria, ou resultaria em algum prejuízo para a pessoa. Também Deus não correria nenhum risco de ter que responder por incômodos ou danos diante de um tribunal. Ou por acaso já ouviu alguém reclamar: “Puxa! Mas Deus tinha de me ajudar justo agora?”

d) Ademais, me parece que a questão suscitada não se concentra necessariamente no “ter que pedir” mas sim no fato de ter que pedir repetidas vezes (e põe repetida nisto) e não ser atendido nunca.

Agradeço amado, por sua observação. É muito interessante isto que o senhor escreveu, e é claro que concordamos. Porém, o que nossa postagem quer mostrar é apenas o fato de "ter que pedir" é verdadeiro. E a própria biblia resalta isto :

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” (Mateus 7:7).

Não é mesmo? Porque Deus sabe o que passa em nosso coração, e também sabe o quanto deve fazer para nós, e o que devemos pedi-lo. E só quando buscamos isso de verdade, ele atende.

E a questão do: pedir repetidas vezes e não receber nunca, sabemos por que é, não é mesmo? Por que Deus sabe o tempo e a hora certa que vai chegar, e também sabe se seu pedido é algo que vai te trazer felicidade.

Ainda assim, aprovo seu comentário, e fica a critério de cada um esta opnião.

Um Bjãooo, fica na paz.

Postar um comentário